Ensino Fundamental Anos Iniciais


Sarau Poético no CNSD emociona convidados

"Emoção e orgulho! Estas palavras expressam um pouco do que senti na culminância do trabalho  que vem sendo realizado desde o início do ano. Foram momentos deliciosos desde a chegada dos pais até a apresentação final do poema "Pela luz dos olhos teus" pelas duas turmas. Todos os presentes ficaram encantados com a desenvoltura dos alunos. Meus queridos alunos, estou super orgulhosa de vocês." - Professora Flávia Araújo

A literatura é um dos pilares de sustentação da cultura de uma nação que torna possível conhecer e valorizar as peculiaridades de um povo. Sem ela essa nação pode perder sua identidade cultural, decair e até desaparecer. Resgatar a oralidade da poesia é essencial para que as crianças possam se deliciar com a sonoridade. A musicalidade da poesia traz-nos a emoção, o sonho e fantasia.

O Sarau de poesias envolve as crianças, instigando-os à leitura e à elaboração de suas próprias poesias. A partir de leituras e criações, na última sexta-feira (22), os alunos dos 5ºs anos apresentaram aos pais canções recitadas, recitações de poemas de Cecília Meireles, João Paulo Paes, Vinicius de Morais, Mário Quintana, dando um contorno lúdico à poesias significativas para eles. O resultado foi tão maravilhoso que a emoção transbordava no olhar e sorriso dos pais que assistiam aos filhos entusiasmados.

Que delícia ouvir o som do violino feito pela aluna Maria Paula que recebia a família ao som de “Caçador de mim” de Milton Nascimento. Os pais chegavam de mansinho, encantados com o ambiente do instrumento. A seguir, músicas tocadas na flauta, eram os alunos dos 5ºs anos dando boas-vindas.

Depois foram organizados grupos de pais para acompanhar as crianças até alguns lugares como a Gruta, as escadas para o bloco I, no pátio em frente à  Nossa Senhora do Rosário, na escadaria atrás da Biblioteca, no pátio em frente à quadra. Nesses locais grupos de crianças recitavam poemas para cada grupo que chegava. Foi uma noite agradável, terminamos com um lanche e muita alegria e paz no coração.


Por Eliana Aparecida Prata – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1 CNSD


Share |