Formação Continuada

Visando a unidade no trabalho pedagógico e a consecução da filosofia educacional proposta, são imprescindíveis ao perfil do educador anastasiano-dominicano:

  • gosto pelo que faz e prazer de ser aprendiz;
  • sensibilidade para as necessidades do outro;
  • percepção das diferenças individuais e respeito a elas;
  • abertura ao diálogo;
  • ampliação de seu nível de conhecimento;
  • capacitação em estratégias de aprendizagem;
  • capacidade para promover o diálogo interdisciplinar e aprendizagens significativas;
  • gerir a classe e a organização do trabalho, estabelecendo uma parceria de ensino-aprendizagem.

A LDB dispõe no capítulo VI, art. 62, que: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade Normal”. Os profissionais, portanto, têm plena consciência de que suas práticas devem ser refletidas, orientadas e baseadas na busca constante de informação. Os professores devem contribuir também na formação do crescimento pessoal, da autonomia, da participação, da criatividade, da liberdade com responsabilidade.

O Colégio Nossa Senhora das Dores promove quinzenalmente as Reuniões de Educadores (REDUCs), que são destinadas a reflexão das experiências vivenciadas no seu cotidiano, estudo sobre temas variados, aprofundamento nas teorias educacionais, planejamento das atividades, socialização de sugestões e busca coletiva de soluções para especificidades de situações-problemas por meio de:

As REDUCS – Reuniões de Educadores são importantes porque propiciam aos educadores:

  1. discussão e organização para a realização dos projetos bimestrais;
  2. planejamento quinzenal das atividades, dos conteúdos, das tarefas, das revisões, das tecnologias, dos projetos, dos estudos dirigidos, dos trabalhos e das avaliações;
  3. aperfeiçoamento através de leituras, vídeos, debates e palestras;
  4. participação do Conselho de classe e a avaliação do bimestre;
  5. preparação das reuniões de pais;
  6. troca de experiências entre os professores, entre turmas, os diferentes segmentos e coordenações, buscando eficácia na ação pedagógica;
  7. vivência de momentos de oração, reflexão e confraternização;
  8. encontro com a psicopedagoga e esclarecimento sobre as situações de inclusão;
  9. treinamento com a responsável pelo Portal Educacional;
  10. busca para resolver conflitos.

Na Educação Infantil, os encontros de Formação Continuada favorecem:

  1. aos estudos, leituras, trocas de experiências e treinamentos para utilização de materiais montessorianos e sequência didática do Método como um todo;
  2. a montagem de projetos.

O CNSD incentiva também a participação de seus professores em seminários, conferências, congressos e palestras, bem como valoriza e reconhece as iniciativas de cada professor no investimento de sua formação profissional.

Os pedagogos se reúnem mensalmente para garantir a unidade de ação de acordo com os princípios gerais da instituição. Discutem as práticas educativas adequadas às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da nossa realidade, considerando os interesses e a motivação dos alunos, e contribuindo para a formação da cidadania. Durante o ano letivo, a equipe pedagógica e professores participam de atividades extramuros com nossos parceiros. Estas atividades ampliam a visão do educador anastasiano-dominicano acerca do seu trabalho, auxiliando a preparação e realização de suas atividades.

Companhia da Mídia