Ensino Fundamental Anos Finais


Aulão envolve Campanha da Fraternidade com temas históricos e culturais

O Aulão Interdisciplinar de Ciências Humanas: Fraternidade e Políticas Públicas, das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, aconteceu na manhã de quinta-feira (28). A atividade envolveu os Professores Priscila, Abimael, Wanderson, Marcus e Frederico.

O Professor de História e Ensino Religioso, Wanderson Ferreira, deu início ao momento comentando o que era a Campanha da Fraternidade 2019 e o motivo daquele encontro. Em seguida, a Diretora Marta Queiroz acolheu a todos com palavras de carinho e conforto.

O verdadeiro destaque da manhã foram os alunos que apresentaram tópicos relativos ao tema da aula. Gabriel dos Santos, da 1ª série do Ensino Médio, falou sobre políticas públicas; Ana Luíza Martins, da 2ª série explicou sobre a filosofia de Immanuel Kant; e, por fim, Ana Luíza Carrilho, da 3ª série, esclareceu aos presentes o que viria a ser fraternidade.

Os professores de História, Filosofia e Sociologia, respectivamente, Marcus e Frederico complementaram as falas com informações históricas, sociológicas e filosóficas, citando autores como John Stuart Mill, Sócrates, Byung-Chu Han e Alexis de Tocqueville. Conceitos como o narcisismo, o imperativo categórico, a menoridade; fatos como a Revolução Francesa e o Iluminismo também foi acrescentado à discussão.

Ao final, o Professor Abimael organizou as perguntas para que fosse iniciado um debate. A Professora Priscila narra: “Foi gratificante a participação ativa dos alunos que vibraram com tanto conhecimento, interação e fraternidade. O objetivo, que era promover a reflexão, foi realizado com sucesso.”.

01/04/2019 [M.F./P.P.T.]


Share |