Ensino Fundamental Anos Finais


Manhã de Convivência dos 9ºs anos comemora passo ao Ensino Médio com muita alegria

Encerrando mais um ciclo educacional, os 9ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram da Manhã de Convivência.

No dia 23 de novembro, o horário matutino foi destinado às atividades de confraternização, para as quais os alunos foram inicialmente recebidos na Capela CNSD para acolhimento pela Diretora Executiva Marta Queiroz, pela Irmã Maria Helena Brennand Salazar da Veiga Pessoa e pelo Coordenador Pedagógico do Ensino Médio – Djalma Gonçalves Pereira. Em sua fala, o Professor Djalma parabenizou os jovens pela conclusão do Ensino Fundamental, no qual tiveram uma sólida base de conhecimentos, e os encorajou para a caminhada pelo forte e organizado Ensino Médio dos próximos três anos.

Na sequência, com a participação de diversos professores das duas turmas e da Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais – Cássia Mara Ferreira Vicente, os 9ºs anos realizaram a revelação do tradicional amigo secreto de final de ano, ocasião em que os alunos puderam demonstrar o carinho e a afeição pelos colegas por meio de abraços fraternos e de presentes repletos de significado.

O CNSD, compreendendo a importância desse momento de convivência e alegria, ofereceu um lanche aos alunos para que, em seguida, os docentes que integravam a manhã especial realizassem atividades lúdicas e dinâmicas para aumentar o agito e a diversão.

Já ao final da comemoração, foi exibido aos estudantes um vídeo que mostrou a trajetória das duas turmas até 2018, apresentando momentos variados que fizeram os 9ºs anos CNSD 2018 serem marcados pela união e pela parceria.

Por fim, foi entregue aos jovens uma singela, porém representativa lembrança: a foto de turma tirada no começo do ano.

Na noite do mesmo dia, a Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores foi especial para celebrar este momento, com muito agradecimento, amizade e carisma dominicano. Alguns alunos fizeram a procissão até o altar da igreja, com itens que simbolizam suas passagens pelo Ensino Fundamental, como a bandeira do CNSD, o uniforme do Colégio e um livro da Coleção Bernoulli.

O Professor Wanderson Raposa Ferreira, que conduziu a cerimônia religiosa, encerrou a noite dizendo: “A equipe de Pastoral Escolar CNSD, as coordenações pedagógica, técnica, disciplinar e educacional, as Irmãs Dominicanas, os colaboradores e todos os professores agradecem muito a presença de todos: alunos, famílias, fraternidade leiga dominicana, amigos, fiéis e todo o Povo de Deus. Agradecemos também a Direção Executiva do Colégio e todos que contribuíram para a realização desta celebração eucarística, nosso muito obrigado! Somos Família Dominicana!”.

Para 2019, os estudantes passarão por novas experiências já no Ensino Médio, quando aprofundarão os conhecimentos e o preparo para os diversos vestibulares, para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e para o cotidiano na comunidade dominicana.

17/12/2018 [V.H./P.A.S.-P.W.R.]


Share |