Ensino Fundamental Anos Finais


Resiliência e Tsurus: Celebrando a Paz

"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento." (Albert Einstein)


Os alunos dos 9ºs anos “A” e “B” do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores estudaram a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), destacando o seu trágico fim com as bombas nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Os estudantes refletiram sobre a vida das pessoas que sofreram sequelas do ataque atômico, como a garota Sadako, vítima de leucemia, e sobre a necessidade de cultivar o valor da resiliência para a superação de situações difíceis, com ética, em vista da formação de uma sociedade melhor.         

Após estudos e debates, as turmas finalizaram os trabalhos constatando que as guerras são injustas e covardes e que, para superá-la e evitá-la, é necessário defender a paz. Assim, de forma criativa, integrando as disciplinas de Ensino Religioso e História, os alunos aprenderam com o Professor Wanderson, a fazer a tradicional dobradura do TSURU. O Tsuru é o símbolo do origami japonês e significa felicidade e prosperidade. 

“Os momentos de dobradura foram significativos. Que o Tsuru seja um sinal da paz que queremos e devemos promover na sociedade. Parabéns a todos os alunos!”; conta o Professor.

23/10/2017 [P.W.F.]


Share |