Ensino Fundamental Anos Finais


Diretora Marta realiza formação dominicana com os alunos do CNSD

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores, no 1º semestre de 2017, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Cássia Mara e do Professor Wanderson R. Ferreira, nas aulas de Ensino Religioso, acolheram a Diretora Marta Queiroz para prazerosos e significativos momentos de oração, escuta e  diálogo, nos quais foram expostos reflexões e toda a riqueza do legado dominicano-anastasiano vivenciado com a viagem à França.

Em outubro de 2016, as Diretoras dos Colégios da Província das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, Miriam (Curitiba/PR), Ana Cristina (Araxá/MG), Delma (São Paulo/SP) e Diretora Marta realizaram uma viagem de peregrinação pelos principais lugares da França, onde São Domingos e Madre Anastasie, em épocas distintas, viveram e propagaram, no testemunho de Jesus Cristo, o carisma dominicano-anastasiano.  Foram dez dias de missão, espiritualidade, estudos e partilha de vida.          

A Diretora Marta no CNSD, além de compartilhar as experiências da peregrinação em reuniões e em conversas informais, divulgou aspectos religiosos e educacionais da viajem na agenda anual distribuída aos alunos e em encontros formativos.

Segundo o Professor Wanderson: “A experiência de receber e ouvir o testemunho missionário de D. Marta sobre as raízes da família dominicana foi muito boa, tanto para os alunos quanto para mim e os outros professores que acompanharam a atividade. A importância dos valores da acolhida, da oração, do estudo e da caridade foram muito ressaltados durante o relato. Como D. Marta enfatizou, foi uma vivência que reforçou o senso de pertença à família dominicana e a responsabilidade de, no seguimento de Domingos e Anastasie, continuarmos cultivando uma educação que possa contribuir com a formação de cidadãos mais éticos e comprometidos com a transformação positiva da sociedade”.

Seguem alguns relatos de alunos sobre essa formação:

“Depois de comerem, as diretoras visitaram o túmulo de Madre Anastasie, foram vendo curiosidades sobre ela. Por exemplo, em que casa nasceu, as mobílias da casa, o interior da casa e os instrumentos de trabalho do seu pai; isso tudo eu sei porque Dona Marta fez uma palestra para nós”. Felipe Soares – 6º ano "B" 

“Fazemos parte da história de 800 anos da Ordem Dominicana, 167 de Congregação das Irmãs Dominicanas e 132 de Colégio Nossa Senhora das Dores. (...) Elas visitam cidades, catedrais, capelas, santuários, igrejas, museus, casas dominicanas e o túmulo de Madre Anastasie. Significativa experiência religiosa”. Gabriela Schiavolin Ciociola – 7º ano "B"

“Madre Anastasie foi a fundadora das irmãs dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Nasceu em uma família pobre, mas de fé sólida. Por amor aos estudos, sua fé, tornou-se irmã e fundou uma Congregação com outras irmãs”. Caio Jorge Carvalho Lara – 8º ano "B"

14/07/2017 [P.W.F.]

 


Share |