Ensino Fundamental Anos Finais


Alunos dominicanos visitam Ouro Preto

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” - Paulo Freire

Instigados por esse pensamento de Paulo Freire, os alunos dos 7ºs anos “A” e “B” do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de junho, sob a coordenação da Professora de História Ana Rita Avelar, visitaram a cidade histórica de Ouro Preto/MG. 

A atividade interdisciplinar envolveu a Professora de Artes - Cristina Morel, o Professor de Ensino Religioso - Wanderson Raposa e contou com o apoio da Facilitadora de Técnicas e Recursos Audiovisuais - Kátia Cristina da Silva.

“A educação patrimonial, em uma perspectiva histórica e artística, considerando aspectos religiosos e culturais, foi o enfoque do projeto. Os alunos puderam acompanhar as celebrações de Corpus Christi, marcante festa religiosa do calendário cristão. Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia”; explica o Professor Wanderson que também relatou: "Foi uma maravilha. Uma verdadeira viagem no túnel do tempo. Os alunos gostaram de Ouro Preto. Aprendemos mais sobre arte e história, além de robustecer a amizade, o diálogo e a confraternização!".

23/06/2017 [P.W.F.]


Share |