Ensino Fundamental Anos Finais


Fórum de Linguagens CNSD é um sucesso!

A necessidade de adaptações no processo ensino-aprendizagem vem sendo amplamente discutida pelos diversos segmentos da educação. A legislação federal, na forma da LDB 9394/96 e dos PCNs, já apontava para a necessidade de um ensino contextualizado e interdisciplinar. Com a implantação dos novos CBCs (currículos básicos comuns) essa temática foi novamente enfatizada. Dentre as atividades utilizadas pelos professores com a finalidade de promover essa contextualização e interdisciplinaridade, destacam-se as feiras – fóruns, que oferecem uma oportunidade de desenvolver um projeto de enriquecimento curricular que seja significativo, tanto para os professores quanto para os alunos. A escolha dessas feiras-fóruns justifica-se, principalmente, pela necessidade de se desenvolver, junto aos professores, habilidades necessárias ao planejamento de uma atividade interdisciplinar que envolva a comunidade escolar, exibindo a importância da contextualização dos diversos conteúdos para formar o cidadão.

Além disso, sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que nela, através de um evento específico que valorize a habilidade artística e as múltiplas linguagens, ocorra o contato sistematizado com o universo artístico e suas diferentes linguagens: arte cênica, cinema, desenho, escultura, pintura, literatura, teatro, dança, música, etc.

De forma integrada com várias disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Redação, Literatura, Artes e Música; o Colégio Nossa Senhora das Dores promoveu no último sábado (24), o Fórum de Linguagens com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

O evento teve como objetivo proporcionar à comunidade escolar o contato com a literatura e demais manifestações da arte, a fim de divulgar e valorizar o trabalho artístico, tendo em vista seu valor cultural, linguístico, artístico, social e histórico.

Divididos em grupos e coordenados pelos Professores, os alunos demonstraram alto nível de conhecimento e preparação com o espaço da apresentação:

6ºs anos
Profª Rita e Profª Renata
- O espantalho na obra de Portinari
- A cultura dos espantalhos nas plantações
- O personagem Espantalho
- Conto de assombração
- Repente
- Conto popular
- Conto em verso
- Prosa poética

Profª Cristina
- Portinari
- Van Gogh

7ºs anos
Profª Rita e Profª Renata
- Rosana Murray
- Receita de olhar
- Exposição de livros produzidos
- Volta ao Mundo em 80 dias
- Ziraldo
- Menino Maluquinho
- Literatura : a arte de reinventar as realidades inventadas

Profª Cristina
- Picasso
- Ziraldo

8ºs anos
Profª Nilza
- Artistas, músicas, cantores de língua inglesa

Profª Thaise, Cristina e Renata
- A mala de Hanna

Profª Cristina
- Leonardo da Vinci
- Os impressionistas


9ºs anos
Profª Thaise
-A Literatura de cada região ( Nordeste, Norte, Sul, Sudeste, Centro-oeste)
- Literatura Internacional
- Capitães da Areia
- Vidas Secas

Profª Cristina
- Cinema e Fotografia


1ªs séries E.M.
Profª Nélly
Apresentação musical + estande

2ªs séries E.M.
Profº Abimael

2ª série A
Grupo 1 – Machado de Assis e Realismo – Biografia, contexto histórico, escola literária
Grupo 2- Dom Casmurro – A versão de Capitu
Grupo 3 – Memórias Póstumas de Brás Cubas
Grupo 4 –  A cartomante
Grupo 5 – Decoração do Fórum ( Isabella e Otávio)

2ª série B
Grupo 01 – Apresentação do Romantismo, contexto histórico
Grupo 02 - Iracema
Grupo 03 – A moreninha
Grupo 04- Memórias de um sargento de Milícias
Grupo 05 – Senhora

3ª série E.M.
Profª Andréa Centeno
- Caracterização de cantores
- Avaliação
- Narração do evento
- Apoio, organização

"Foi uma manhã de festa e de culto à literatura, às artes plásticas, ao teatro, à música e às línguas. Uma mistura que abrilhantou, esquentou e nos encantou. Nossos alunos nos encheram de orgulho e deram um exemplo do que é ser um aluno com valores dominicanos"; vibra o Professor e Coordenadora da Área de Linguagens – Abimael Souza.

O encerramento da manhã cultural aconteceu no Centro de Convenções CNSD com a premiação dos alunos que conquistaram o 1º lugar no Concurso de Redação, apresentação do teatro “Vidas Secas” pelos estudantes dos 9ºs anos e apresentação musical.

28/09/2016 [Projeto]


Share |