Ensino Fundamental Anos Finais


“As Mudanças Políticas e Urbanas em Uberaba: o Ontem e o Hoje” é tema do Projeto Redescobrindo a História de Uberaba em 2014

Nos meses de março e abril, o projeto “Redescobrindo a História de Uberaba” foi desenvolvido com as turmas dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental II do Colégio Nossa Senhora das Dores. O tema geral deste ano foi “As Mudanças Políticas e Urbanas em Uberaba: o Ontem e o Hoje”. Para cada série foi proposto subtemas diferentes: para os 6ºs anos “Uberaba: das Origens aos anos 1920”; para os 7ºs anos “Administrações de Whady José Nassif e de Wagner do Nascimento” e para os 8ºs anos “Os Problemas Atuais de Uberaba”.

Inicialmente os estudantes tiveram aulas na sala de Multimeios com a Professora Luzia Silva sobre os assuntos a serem desenvolvidos. Na oportunidade, uma série de dados e informações históricas foi repassada aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos. A pesquisa ocorreu em seguida: coleta de dados em livros, jornais e até mesmo informativos históricos do acervo da Biblioteca CNSD. E finalmente reuniram em grupos no Laboratório de Informática para a elaboração do texto final sob a supervisão da Professora. Por último, os grupos apresentaram a pesquisa final.

Para os alunos dos 8ºs anos foram agendadas palestras com convidados que abordaram temas atuais e que são problemas enfrentados pela cidade. Para o 8º “A” a palestra foi proferida pela Ana Bilharinho (representante do CODAU) que explicou os detalhes do Projeto Água Viva: implantação e investimentos aplicados para resolver o problema das enchentes no centro de Uberaba. Para o 8º “B”, o palestrante foi o Sr. Gaspar Fernandes, Professor e Técnico também do CODAU que abordou a questão do abastecimento e distribuição de água na cidade, a transposição das águas do Rio Claro e a ampliação da rede. O palestrante convidado para o 8º “C” foi o Sr. Claudinei, Coordenador do Sistema BRT e responsável pelas mudanças no trânsito de Uberaba que são resultado da implantação deste projeto de trânsito rápido através do transporte coletivo na Avenida Leopoldino de Oliveira e a construção dos terminais de ônibus no bairro Manoel Mendes e Univerdecidade. Claudinei atua na Secretaria de Planejamento de Uberaba e na palestra explicou com detalhes sobre o funcionamento do sistema que apesar de ser uma perspectiva interessante de melhoramento do transporte encontra-se em um processo lento de implantação, mas quando finalizado facilitará a vida dos usuários. Depois dos encontros, os alunos procuraram mais informações sobre os temas propostos em jornais na Biblioteca CNSD e internet. Os estudantes reuniram-se em grupos e elaboraram também um texto final sobre os tópicos. Para concluir o trabalho montaram diferentes apresentações que foram de simples conclusões orais como também de elaboração de cartazes ou ‘power point’ apresentados na sala de Multimeios.

Depois de avaliados os textos finais de todas as séries, os melhores foram expostos junto com fotos dos palestrantes em murais no colégio. Luzia Maria de Oliveira e Silva – Historiadora e Professora Coordenadora do Projeto Redescobrindo a História de Uberaba comemora a dedicação dos alunos resultando em trabalhos excelentes.

23/06/14 [P.L.S.]


Share |