Ensino Fundamental Anos Finais


“Pero Vaz” na era da tecnologia

Os alunos dos 7ºs anos do Ensino Fundamental 2 do Colégio Nossa Senhora das Dores durante as aulas de Literatura com a Professora Rita Lacerda desenvolveram atividades relacionadas à “Intertextualidade”.

A intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.Desta forma, os alunos trabalharam o tema em diferentes textos. E a partir disso, os estudantes parodiaram um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha.

Os trabalhos ficaram excelentes. A Professora Rita comenta: “Parabéns, alunos! Estou orgulhosa!”.

Confira abaixo trechos dos textos:
“Oi, beleza?! Aqui é o Pero Vaz. Pedro está mandando saudações. Estou usando o tablet do nativo Orlando. Pois é, até aqui o tablet já chegou, e ainda faz ligação, mas tem gente morrendo de dengue, gripe suína, febre amarela, malária, chagas e tantas outras...”
Pero Vaz de Caminha nos dias de hoje – Danielly Cristina, Giovanna Araújo e Juliana Velasco

“Olá Majestade,
Estou usando um computador de um nativo aqui da nova terra. Aqui eles dependem muito da tecnologia. Hoje são 22 de abril, nós é que estamos espantados até agora, este povo não cuida desta terra maravilhosa, nós podemos cuidar, se é que Vossa Majestade me entende... Este povo é fácil de ganhar, não percebem o quanto esta terra é rica e exuberante, só pensam em decorar suas ruas de verde e amarelo e além disso, não falam nossa língua.”
Um e-mail para D. Manuel I – Giovanna P. Pereira e Letícia M. Rodrigues

17/06/14 [/P.R.L.]
 


Share |