Ensino Fundamental Anos Finais


História e diversidade cultural: cultura afro-brasileira

Os alunos dos 6ºs anos "A" e "B" do Colégio Nossa Senhora das Dores sob a orientação do Professor Wanderson Raposa Ferreira estudam ao longo deste ano o livro “Áfricas no Brasil” da escritora Kelly Cristina Araújo. 

O Educador explica que muitos negros foram trazidos da África para o Brasil desde o século XVI para servir de mão-de-obra escrava. Em 10 de janeiro de 2003, o Diário Oficial da União publicou a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira. Segundo a lei, as escolas de ensino fundamental e médio terão de introduzir em seu conteúdo programático "o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à história do Brasil”. Desta forma, o livro possibilita que os alunos conheçam as tradições e costumes dos povos africanos que aportaram no Brasil e a descoberta da sua enorme influência na formação da identidade do povo brasileiro.

A partir da reflexão proposta pela temática do livro e pesquisas sobre os problemas do preconceito no Brasil, os alunos criaram poemas e produziram caixas inspiradas nas representações e valores tribais africanos. “Os trabalhos que ficaram muito caprichados despertam para a necessidade de vivermos a máxima ‘conhecer para respeitar’ toda a sua pluralidade e diversidade da cultura brasileira”; finaliza o Professor de História. 

Acesse o Blog CNSD e leia o poema “Orgulho e preconceito” produzido pela aluna Ana Laura Caravante

04/09/13 [P.W.F.]


Share |