Educação infantil

Visando a unidade no trabalho pedagógico e a consecução da filosofia educacional proposta, são imprescindíveis no perfil do educador dominicano:

  • gosto pelo que faz e prazer de ser aprendiz;
  • sensibilidade para as necessidades do outro;
  • percepção das diferenças individuais e respeito criterioso a elas;
  • abertura ao diálogo;
  • ampliação de seu nível de conhecimento;
  • capacitação em estratégias de aprendizagem;
  • capacidade para promover o diálogo interdisciplinar e aprendizagens significativas;
  • gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma parceria de ensino-aprendizagem e vice-versa.

 

HABILITAÇÃO E OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE DOS RECURSOS HUMANOS

A LDB dispõe no capítulo VI, art. 62 que: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade Normal”.

Nessa perspectiva, faz-se necessário que esses profissionais, nas instituições de Educação Infantil, tenham ou venham a ter uma formação inicial sólida, consistente acompanhada de adequada e permanente atualização em serviço.

O Colégio Nossa Senhora das Dores promove encontros quinzenais destinados à reflexão das experiências vivenciadas no seu cotidiano, estudo sobre temas variados, aprofundamento nas teorias educacionais ao planejamento das atividades, à socialização de sugestões para atividades e a busca coletiva de soluções para especificidades de situações-problemas.

O Colégio proporciona também a participação de seus professores em Seminários, Conferências, Congressos e Pós-graduações.

Todos os profissionais têm plena consciência de que suas práticas devem ser refletidas, (re)orientadas e serem baseadas na busca constante de informações e conhecimentos coerentes com a prática que atuam para que sejam capazes de contribuir para a formação de seres autônomos, participativos e criativos e em processo de conquista de sua liberdade com responsabilidade.
 

Formação Continuada:
Periodicidade mensal: por segmento e geral - da Educação Infantil ao Ensino Médio.
 

Temas dos encontros de Formação Contínua na Educação Infantil e 1ºs anos:

  1. Treinamento na metodologia montessoriana
  2. Montagem de projetos
  3. Conselhos de classe (1ºs anos)
  4. Avaliação semestral por turma e reunião individual Coordenador / Professor
  5. Avaliação das ações pedagógicas por período