Educação infantil


Oficina de Leitura CNSD: o estímulo à literatura na Educação Infantil

As turmas da Educação Infantil, do Colégio Nossa Senhora das Dores, realizaram, no dia 27 de abril, o projeto Oficina de Leitura. Cada período leu um livro específico para sua faixa etária, juntamente com as professoras e, em seguida, participaram de atividades relacionadas com os textos.

Para os Maternal II, os objetivos eram aprender a cuidar do livro, estimular o prazer pela leitura diversificada, integrar conteúdos, enriquecer o vocabulário, criar momentos prazerosos em sala e desenvolver a concentração. Após ler o livro Passarolindo, de Mario Vale, as professoras levaram as crianças para o gramado e conversaram sobre o valor da amizade.

Com os mesmos propósitos que as turmas anteriores, os Maternal III leram uma obra do mesmo autor, chamada Quatro amigos em forma. Em atividade pós-leitura, os alunos confeccionaram “amigos monstrinhos”, utilizando formas geométricas, para expô-los no pátio vermelho.

Já os 1ºs períodos, através da prática, buscavam: reconhecer e respeitar as diferenças e suas necessidades, conhecer um pouco mais sobre as cores e entender a importância da plantação. Por isso, o livro trabalhado foi A horta do mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Em sequência à leitura, as crianças tiveram momentos de interação em que aprenderam a cultivar seu próprio canteiro na horta da escola. Além disso, elas construíram seu próprio boneco ecológico, a partir da plantação de alpiste.

Por fim, os 2ºs períodos, através da obra de Todd Parr, O livro da gratidão, conversaram sobre o que é ser grato e as diferentes maneiras de demonstrar o agradecimento. Para concretizar a leitura, juntamente com as professoras, os alunos montaram a árvore da gratidão, participaram do Jogo da Gratidão, onde escreveram em cartões pelo que eram agradecidos.

02/05/2019 [M.F./C.J.S.]


Share |