Educação infantil


Somos todos iguais nas nossas diferenças!

Os alunos do 1º Período “D” da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores neste “volta às aulas” participaram de atividades sobre as questões raciais.

A partir da leitura do livro “A menina bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria Machado, as crianças puderam compreender melhor a temática de forma bem lúdica.

“Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações”; explica a Professora Andréa Nomelini.

Percebendo a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, o CNSD neste cenário, proporciona debates, momentos de reflexão e valorização das diversas culturas, oferecendo assim caminhos para o diálogo e a convivência harmônica com a diferença.

“Com este trabalho pretendemos propiciar condições para que os nossos alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de suas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito e o racismo são formas de violência. Diante disso, através da leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, as crianças puderam refletir sobre as diferentes características culturais, como por exemplo, o vestuário (acessórios), incentivando assim, o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma, mudanças significativas na prática social sejam percebidas e efetivadas para o desenvolvimento da consciência cidadã”; finaliza a Educadora.

23/02/2018 [P.A.N.]


Share |