Educação infantil


Acolhida exalta sentimentos bons e atitudes generosas

A acolhida dos alunos do 1º Período “C” da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores foi especial! A atividade preparada para o retorno das crianças tratou os sentimentos e as atitudes.

Em sala de aula, a Educadora Lizzie Francielle utilizou duas maçãs para desenvolver uma experiência que surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo cientista japonês Masaru Emoto. Nela é demonstrada que as palavras têm poder de deteriorar o interno de qualquer coisa, até mesmo as não vistas a olho nu.

“As maçãs, ambas estavam lindas e suculentas. Com uma, nós falamos palavras boas; como: “Você é deliciosa, eu adoro maçã, amo você, você está linda”! Já com a outra, dissemos palavras ruins, como: “Eu não gosto de você, eca... você é nojenta, detesto maçã!”. Ao partirmos a primeira fruta (a que recebeu palavras boas), ela continuava bonita e suculenta. Já no momento que partimos a segunda (a que foi maltratada com palavras ruins), ela estava estragada. E é assim que ocorre com as pessoas quando as maltratamos, seja com palavras ou atitudes”; explica a Professora Lizzie.

O dia a dia na escola, além de proporcionar o ensino-aprendizagem, ele também está comprometido em instruir as crianças a buscarem e criarem uma sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, na qual, os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas, seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Desta forma, a escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos”; comenta a Educadora.

04/08/2017 [P.L.F.]


Share |