Educação infantil


CNSD promove 1ª Oficina de Leitura da Educação Infantil

No último sábado (01), o Colégio Nossa Senhora das Dores promoveu a 1ª Oficina de Leitura da Educação Infantil. Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do “faz de conta”. Nessa fase, a linguagem é a habilidade que a criança mais desenvolve, e a interlocução com o adulto favorece esse processo, principalmente quando mediado pela literatura, oferecendo contato com a linguagem escrita. Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais, a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu.

O projeto envolveu as turmas do Maternal 2 e 3, do 1º Período e 2º Período visou:

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, possibilitando produções orais;
  • Estimular o desejo de novas leituras e favorecer momentos de prazer em grupo;
  • Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação e criatividade;
  • Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular;
  • Sensibilizar pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes;
  • Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar.
  • Aquisição de novos conhecimentos envolvendo informação e interação com os amigos;
  • Mostrar a importância da leitura para as crianças de forma prazerosa e significativa;
  • Abranger tema de cuidado com meio ambiente;
  • Apresentar a importância dos animais para meio ambiente e sua importância;
  • Realizar interpretação oral do poema de forma clara e objetiva;
  • Fixar conteúdos já apresentados em sala referente à extinção e desmatamento

A Oficina de Leitura das 9h às 11h aconteceu nas salas de aulas para o desenvolvimento das atividades referentes aos livros escolhidos para cada turma:

  • Maternal 2: “Um bebê em forma de gente” de Ziraldo

Em sala de aula, os alunos confeccionaram um móbile de peixes utilizando: palito de picolé com a forma de um triângulo, papel filipinho e bolinhas de papel crepom.

  • Maternal 3: “A abelha abelhuda” de Heliana Barriga e Mário Barata

As crianças confeccionaram um móbile de abelhas utilizando: rolinhos de papel higiênico, tinta, olhos móveis e papel filipinho.

  • 1º Período: “O inventor de sorriso” de Walther Moreira Santos

Após a leitura do livro, os alunos confeccionaram um saci fantoche usando rolo de papel higiênico, papel crepom, folhas coloridas, olhos móveis, cola, palito de picolé, tinta e giz de cera.

  • 2º Período: “O inventor de sorriso” de Walther Moreira Santos

Em seguida à leitura do livro, as crianças confeccionaram o Boto Rosa com material reciclável. O boto é o personagem principal do poema e na produção foi utilizado uma garrafa pet transparente, papel crepom rosa, olhos móveis, EVA e giz de cera.

A partir das 11h, todos os trabalhos foram expostos no pátio vermelho com as famílias já presentes. Além da exposição, a culminância também contou com apresentações musicais e rodas de conversas.

“Com o intuito de enriquecer o vocabulário, desenvolvemos o projeto de maneira, enfatizando as formas geométricas. Podemos salientar que a leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos, despertando o imaginário lúdico e enriquecendo o vocabulário. Tivemos como objetivo criar momentos prazerosos de leitura, despertar o prazer de ouvir histórias, desenvolver a leitura de imagens e desenvolver o hábito de leitura”; explica a Professora Alessandra Elias – Maternal 2 “A”.

"A Oficina foi realizada tendo com o objetivo principal de incentivar a leitura e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Durante a semana que antecedeu o evento foi trabalhado o livro: “A Abelha Abelhuda”. As crianças confeccionaram um lindo móbile de abelha que no dia foi exposto no jardim de flores"; relata a Professora Eliane Xavier - Maternal 3 "B". 

“Iniciamos a manhã com uma deliciosa e saudável mesa de café da manhã composta de frutas que cada criança trouxe. Em seguida realizamos a leitura do livro em roda com o intuito de dar embasamento à confecção de um lindo jardim com abelhas feitas pelas crianças. Os trabalhos foram expostos no pátio vermelho para apreciação das famílias, valorizando assim, a participação e o empenho de todos na realização do projeto”; conta a Professora Verônica Borges – Maternal 3 “D”.

Clique aqui e assista ao vídeo na TV CNSD!

04/07/2017 [/Projetos - P.A.E. - P.V.B.]

Atualizado 12/07/2017


Share |