Notícias

Aula prática de Ciências traz experiência com feijões

No período do dia 22 ao dia 29 de maio, os alunos do 2º ano “C” Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores desenvolveram, nas aulas de Ciências, um experimento científico sob a orientação da Professora Marcella Santos.

A atividade realizada se constituiu na plantação de feijão fazendo uso de poucos materiais, sendo eles: um copo plástico descartável, algodão regado por água e grãos de feijão.  A Professora forneceu todos os materiais necessários e, juntas, as crianças desenvolveram o projeto em sala de aula. Durante uma semana, elas observaram a evolução e puderam constatar, na prática, os processos de germinação.

Segundo a Professora Marcella, essa germinação é possível devido à reserva de nutrientes presente na semente do feijão que, em contato com a água e em consequência de sua permeabilidade, propicia o crescimento da planta.

A experiência é proposta pelo livro de Ciências da Coleção Bernoulli e tem como objetivo a visualização da estrutura, processos e partes da planta, que são conceitos estudados na teoria. Além disso, a aula prática também contribui para que as crianças se sintam estimuladas e tenham mais interesse em aprender, o que torna mais compreensíveis os conteúdos abordados na teoria.

É visível, hoje, a necessidade da experimentação durante as aulas como instrumento de ensino, pois o estímulo faz com que as crianças consigam visualizar o conteúdo de maneira diferente, ou seja, passam a analisar certas questões como se fizessem parte dela.”; comenta a Professora.

07/06/2019 [M.E./P.M.S.]

 


Share |