Notícias

“Vulcanismo e suas consequências” é tema de experimento científico no CNSD

Anualmente, por volta do mês de abril, é esperado com entusiasmo pelas turmas dos 4º anos do Ensino Fundamental Anos Inicias do Colégio Nossa Senhora das Dores a produção, junto à Professora Patrícia Zago, do experimento científico “Vulcanismo e suas consequências”.  A atividade acontece no Laboratório de Biologia e Ciências a fim de garantir a segurança dos alunos.

“O vulcanismo é o fenômeno geológico do extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaças, que ocorre do interior da Terra para a superfície e resulta das características de pressão e temperatura contidas no subsolo” explica a Professora Patrícia.

Assim se dá o experimento: as crianças produzem, em casa e com o auxílio da família, uma maquete de representação da estrutura dos vulcões com a utilização de argila e a decoram. No colégio, levam a mesma para o laboratório e, sob supervisão, misturam o sal bicarbonato de sódio com o ácido vinagre e detergente, o que gera uma reação química que extravasa e produz gás carbônico. Dessa forma, os alunos podem ter contato ilustrativo com uma erupção vulcânica.

O que motiva o acontecimento da atividade, anualmente, é o estudo do Capítulo 2 do livro de Geografia da Coleção Bernoulli, o qual aborda alguns temas como rochas, minerais e solos. Os objetivos práticos do experimento são os de avaliar a compreensão do processo de vulcanismo, seguimento de roteiro, postura em laboratório, cuidado com materiais e construção de um vulcão.

Além disso, através dessa experiência, as crianças são capazes de compreender que, apesar do Brasil ser um país privilegiado por não se situar em áreas vulcânicas, é necessário compreender causas e consequências do fenômeno. Dessa forma, se utilizando de seus conhecimentos adquiridos, elas podem praticar a humanidade através da solidariedade aos demais países que sofrem com isso. 

 

06/06/2019 [M.E./P.P.Z.]

 


Share |