Notícias

Escola de Pais aborda a influência do ambiente web na educação dos filhos

No dia 31 de maio, às 19h30, ocorreu a Escola de Pais do 1º semestre de 2019 no Colégio Nossa Senhora das Dores. O tema discutido foi “Jovens conexões: usando a tecnologia a seu favor” com uma abordagem a cerca das influências das novas tecnologias nos aspectos psicossociais dos jovens e adolescentes.  Os palestrantes Guilherme Romero e Alexandre Pinheiro de Souza conduziram o evento, sob mediação do Psicólogo e Orientador Educacional do CNSD, Donald Herbert Barcelos, e enriqueceram o conhecimento dos responsáveis.

A primeira palestra foi do graduando em Psicologia, Alexandre Pinheiro, o qual trabalhou a comunicação oral e visual ao somar exposição de fala e vídeos. Em uso das tecnologias, Souza estruturou sua palestra de forma a engajar o público em suas discussões, iniciando com uma apresentação, breve apresentação dos dos conceitos de contemporaneidade, redes sociais e adolescência e, a partir disso, dissertou sobre as jovens conexões da atualidade, abarcando tudo que havia sido definido anteriormente.

Segundo o futuro Psicólogo, a contemporaneidade líquida, em consonância ao pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, é própria das relações sociais permeadas pelas noções capitalistas de consumo e poder, o que resulta em relações sociais embasadas em sedução e performance. Isso se associa ao processo do “tornar-se adolescente” e todas as transformações psicofísicas que a adolescência traz e à imensidão do ambiente web que possibilita diferentes interações e realidades. Tudo somado culmina em uma utilização do avanço da internet, pelos adolescentes, com finalidades de reafirmação do narcisismo, como as “selfies”, e manifestações online de busca pelo amor virtual, como os “likes” e interações. Tendo isso em vista, o graduando afirma: “O sujeito moderno realmente não consegue e não pode se separar da tecnologia, na mesma medida em que o adolescente não consegue se separar da internet”; o que aponta, para além da participação virtual no crescimento educacional, para a necessidade de reestruturação responsável do uso dos meios.


Já a segunda palestra foi do empreendedor e pai dominicano, Guilherme Romero, o qual focalizou sua discussão na evolução das gerações linkadas com a educação e priorizou as relações entre Educação 3.0, referente aos pais, e Educação 4.0, referente aos filhos, além de pontuar a Geração X, geração das criações intuitivas e de facilidades, como mediadora dessas relações. Além disso, Guilherme discutiu a dimensão da facilidade que os programas e aparelhos eletrônicos trouxeram aos adolescentes da atualidade, fazendo com que os dois anos gastos para assimilação dos pais se transformassem em dois dias para aprendizado dos filhos.

A ideia de aproximação por contraste entre as duas gerações de educação visou deixar clara a necessidade de monitoramento dos pais sobre o uso das tecnologias por seus filhos. Uma vez que o controle parental é e deve permanecer inerente a todas as gerações, a fim de permitir o desenvolvimento do letramento digital dos adolescentes sem que personalidades jovens sejam corrompidas pelos múltiplos espaços existentes na vasta internet. Segundo o palestrante, a relação entre espaço web e espaço familiar pode ser harmônica e enriquecedora se permeada pelo uso da autoridade, esclarecimento e respeito. “Essa é a realidade atual e quem se adaptar a isso ganhará algo maravilhoso que dinheiro nenhum pode comprar: a proximidade com seu filho, a admiração e respeito dele e a união da família”; complementa Guilherme.

Romero é co-fundador da Code Kids - Escola de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e parceiro do Colégio Nossa Senhora das Dores. Juntos, integram educação e tecnologia, despertam noções robóticas e desenvolvem o interesse e uso, vale ressaltar, consciente, dos multimeios.

A fim de contribuir para o aproveitamento integral das palestras pelos pais, o CNSD disponibiliza, durante todas as edições da Escola de Pais, um ambiente pensado para a permanência de seus filhos.

05/06/2019 [M.E./Palestrantes]


Share |