Notícias

Colaborador CNSD enfrenta um dos principais nomes do Xadrez Internacional

Dez enxadristas uberabenses encararão no próximo dia 26 de maio, no Shopping Uberaba, de uma única vez, o Grande Mestre (GM) de Xadrez Evandro Amorim Barbosa, durante a 1ª Simultânea de Xadrez realizada na cidade, o “Shopping in Chess”. Promovido pela Associação Atlética Acadêmica Ronaldo Cunha Campos - AAARCC do Curso de Direito da Universidade de Uberaba, o evento terá o patrocínio do Colégio Nossa Senhora das Dores, o apoio da FUNEL e do Shopping Uberaba sendo totalmente gratuito para o público.

Um dos 10 enxadristas a enfrentar o GM Evandro Barbosa é o colaborador do Colégio Nossa Senhora das Dores - Euripedes André Severino. Euripedes conheceu o Xadrez, aos 12 anos de idade, na Liga Uberabense de Xadrez e ficou encantado com as possibilidades existentes de lances em uma partida. Quando ingressou no curso de Direito decidiu ter um Técnico de Xadrez, o já consagrado Xico Xadrez. E logo após, tornou-se Bicampeão Universitário de Xadrez.

Euripedes André conquistou vários outros torneios locais e também importantes vitórias quando em equipe representou Uberaba por várias vezes nos Jogos do Interior de Minas. Obteve ainda em Belo Horizonte, o seu maior triunfo disputando um Interzonal de Xadrez, uma vaga para disputar a semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

O enxadrista contribuiu também para a formação de outros estudantes de Xadrez, sendo Presidente da Liga Uberabense durante 03 anos. Foi Árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez no Campeonato Brasileiro de Xadrez Infantojuvenil realizado em Uberaba.

Pelos seus feitos, em fevereiro deste ano, tornou-se Técnico de Xadrez da Associação Atlética Acadêmica Ronaldo Cunha Campos – AAARCC do Curso de Direito da Uniube, e também retornou ao Xadrez Competitivo, e em equipe sagraram-se Campeões em março de 2019 no Torneio OAB in Chess.

“Sabendo que o Esporte dos Reis – Xadrez – sempre necessita de aprimoramento, tornei-me aluno do GM Evandro Amorim Barbosa e enfrentarei o meu maior desafio que é competir contra o meu atual técnico no Evento Shopping in Chess”; comenta Euripedes Severino.

“Toda a sorte para o nosso estimado colaborador Euripedes André Severino”; vibra a equipe do Colégio Nossa Senhora da Dores.

 

O EVENTO

Serão realizadas duas rodadas, no mesmo dia e um intervalo de 1 hora entre as rodadas. A primeira rodada está prevista para às 14h e a segunda às 16h. No intervalo, o GM estará disponível para interagir com o público. De acordo com o presidente Luiz Medina, a ideia é apoiar a difusão do Xadrez em Uberaba, principalmente entre as crianças em fase escolar contribuindo como uma ferramenta no desenvolvimento cognitivo, esportivo e cultural.

 

 

 

 

 

 

EVANDRO BARBOSA

Conheça o enxadrista - Considerado pelos profissionais da área como um dos 14 heróis Grandes Mestres do Brasil, Evandro Amorim Barbosa tem apenas 27 anos. É mineiro de São Sebastião do Paraíso (único Grande Mestre de Minas Gerais) e já coleciona inúmeros títulos em campeonatos nacional e internacionais disputados na Argentina, Colômbia, Espanha, França, Suíça e outros vários países. Ele começou a sua trajetória aos 11 anos, ainda na fase escolar, e desde então mantém a carreira como enxadrista. Especialistas em Xadrez avaliam entre as principais características de Barbosa está a sua boa preparação teórica, criatividade, iniciativa, cálculo preciso e prioriza o xadrez clássico como opção de jogo.

 

20/05/2019 C.F. [Fontes: Jornalista Sabrina Alves / Enxadrista Euripedes André Severino]

 

 

 

 

 


Share |