Notícias

A importância de saber como estudar em casa!

Atividade feita com os alunos dos 7ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores, durante a aula de Língua Portuguesa, ensina as melhores dicas para brilhar nos estudos!

Estudar no dia a dia não é fácil, o aluno precisa ter foco e disciplina para separar algumas horas de seu dia e se aprofundar nas matérias com muita concentração. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o cotidiano do estudante.

Em primeiro lugar, o aluno precisa se organizar e escolher um ambiente confortável para iniciar os estudos. “Para concentração, a ideia é que o estudante esteja numa atmosfera interessante: o ambiente não pode ser nem tão agradável, nem tão desagradável”; explica a Professora Nilva Felix.

Quanto à frequência de estudo, varia muito com o objetivo e rotina de cada um. Para o estudante que já possui outras atividades, o mínimo aconselhável é estudar cada conteúdo por aproximadamente uns 30 minutos. O mais importante é prestar atenção ao limite de seu organismo e respeitá-lo. O descanso é essencial, pois é nesse momento em que o conteúdo é assimilado. “A cada duas horas estudadas são necessários 20 minutos de descanso”.

Em sala de aula, foi trabalhado uma dica importante que é fazer uma síntese ou resumo do assunto trabalhado em sala.  Além de reunir as palavras-chave, também pode também grifar os itens e frases essenciais para a compreensão daquele conteúdo, ou até mesmo o que não dá para escapar de ser decorado.

“Por fim, a última recomendação é anotar. Faça sempre anotações sobre a matéria e anote as dúvidas, também. Desta forma, o aluno pode consultar o conteúdo no momento da revisão e nunca se sentirá perdido, mesmo ao dar continuidade a outro tópico da matéria”, conclui Nilva.

13/05/2019 [C.F.M./P.N.F.]
 


Share |