Notícias

Ziraldo e Jonathan Swift inspiram projeto interdisciplinar com alunos CNSD

Durante todo o ano de 2018, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de projeto interdisciplinar com as obras de Ziraldo e Jonathan Swift.

Nas aulas de Língua Portuguesa, a Professora Nilva Aparecida Minaré Félix realizou com os alunos uma pesquisa a respeito dos textos de Ziraldo e de sua biografia, e assistiram ao filme "As viagens de Gulliver", adaptação cinematográfica do livro homônimo de Jonathan Swift.

Após esse passo, as crianças iniciaram o trabalho de retextualização das obras para a construção coletiva de "As viagens de Guga", processo que envolveu discussão colaborativa, rascunhos em papel e digitação.

Próximo ao encerramento do ano letivo, os livros impressos e formatados foram distribuídos aos alunos ao final da Cantata de Natal 2018 dos 4ºs e 5ºs anos.

Acompanhe o depoimento de alguns alunos acerca da atividade desenvolvida:

"Para mim foi uma experiência muito gratificante escrever ‘As viagens de Guga’ online. No começo pensei que fosse ser difícil, mas foi superdivertido, porque as ideias foram fluindo e eu não queria parar de escrever mais. Espero escrever muito mais livros como esse"Gabriel Henrique Ramos (5º ano "A").

"Ler é essencial para toda criança! Desenvolve a criatividade e a imaginação! Eu apoio bastante esse projeto da escola de incentivar as crianças a escrever seus próprios livros (com um certo contexto, é claro), do jeito delas! Eu sou uma fã da leitura e da escrita. E acho que a cada dia que eu leio e leio mais... Eu fortaleço a minha criança interior que estará aqui para sempre em mim. É como se diz: ‘De repente retornam os sonhos. O reencontro, o menino-homem, o homem-menino!’"Ana Clara Carminati Dalri (5º ano "B").

12/12/2018 [V.H./P.N.F.]


Share |