Notícias

Colégio Nossa Senhora das Dores promove a I Mostra de Ensino Religioso

Em outubro, o Colégio Nossa Senhora das Dores realizou a I Mostra de Ensino Religioso com o tema do evento foi “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, da qual participaram os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Ao longo de todo o terceiro bimestre, os estudantes trabalharam a diversidade religiosa e os direitos humanos a partir da Declaração, nas aulas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, e puderam discutir alguns dos temas transversais, como a pluralidade cultural, o meio ambiente, a saúde, o trabalho, a cidadania, o consumo e os valores humanos.
Orientados pelos Professores Wanderson Raposa (Ensino Religioso para o Ensino Fundamental Anos Finais), Maria Lígia Del Nery (Ensino Religioso para o Ensino Médio) e Frederico César de Oliveira (Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio), os alunos construíram trabalhos, em parceria com a Professora Cristina Morel, de Artes para serem apresentados neste dia para pais, colegas, colaboradores e comunidade externa. A Professora Cristina também foi a responsável pela ornamentação do evento junto com os alunos que se dispuseram previamente para a tarefa.

Durante a mostra, os pátios do CNSD foram tomados pelos grupos que, empolgados, deram um show de conteúdo, criatividade e entusiasmo. A Diretora Marta Beatriz Queiroz Fabri, a Coordenadora Pedagógica Cássia Mara Ferreira Vicente e Djalma Gonçalves Pereira, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, prestigiaram as turmas e apreciaram a qualidade dos trabalhos apresentados.

“Este projeto proporcionou aos alunos a descoberta e o conhecimento de distintas religiões, por meio de troca de informações e pesquisas sobre os diferentes aspectos culturais, históricos, morais e éticos que caracterizam a diversidade religiosa. Os direitos humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos nortearam as reflexões. Orientados pelos valores dominicano-anastasianos, acreditamos que o projeto contribuiu para a formação acadêmica, cidadã e humana de todos os alunos envolvidos”, comentou o Professor Wanderson Raposa Ferreira.

Confira abaixo, os comentários dos alunos CNSD:

“Nossa I Mostra de Ensino Religioso foi legal, divertida e ao mesmo tempo conseguimos aprender sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o quanto os seus artigos são importantes para que não haja desordem no mundo”. Patrick José Pereira da Mata – 9º ano “B” EFAF.

“Foi algo muito bom e que eu pude aprender muitas coisas em diversos grupos Todos de certa maneira tiveram um aprendizado com as apresentações que foram ótimas!”. Nicholas Reis Marcelino Silva – 9º ano “B” EFAF.

“Que os trabalhos de Ensino Religioso foram muito bonitos e nós aprendemos sobre as religiões diferentes, costumes, líderes religiosos, como eles eram, e que foi tudo muito bom”. Ana Júlia Calhau Jorge e Borges – 6º ano “B” EFAF.

23/11/2018 [V.H./P.W.F.]


Share |