Notícias

Alunos do Ensino Fundamental estudam família e união por meio da literatura

Nas aulas de Ensino Religioso das turmas dos 2ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores, os alunos estudam ao longo do terceiro bimestre os conceitos de família e de união e as suas consequentes variedades, responsabilidades e importâncias.

Para agregar maior conhecimento às aulas, a Professora Maria Lígia Del Nery levou à sala de aula a "Fábula da Convivência", na qual é narrada a história de um grupo de porcos-espinhos que tentam sobreviver à primeira glaciação convivendo juntos. Nessa era, como o intuito de ficarem mais aquecidos, esses roedores permaneceram muito próximos, no entanto, ao invadir o espaço privado de cada um, feriam-se, o que fez com que se afastassem. Ao se distanciarem, os porcos-espinhos passaram a sofrer com o frio e alguns inclusive faleceram, o que os fez refletir que a convivência em família é necessária, porém com respeito ao espaço individual de cada membro do grupo. Esta é uma adaptação da parábola do livro "Parerga e Paralipomena", de Arthur Schopenhauer. 

De acordo com a Educadora, os alunos apreciaram a leitura da fábula, que os motivou a pensar e a refletir acerca da importância da convivência em união e em respeito para a sobrevivência.

“Para ilustrar o tema, fizemos uma atividade diferente logo depois. As crianças deveriam completar a frase “Para mim estar unido é...” e, na sequência, montar o cenário da era glacial dos porcos-espinhos do jeito que eles preferissem.  Foi bem produtivo e mais uma vez, a certeza de que o aprender deve ir além das atividades do caderno”; comentou Lígia.

22/11/2018 [V.H./P.M.L.]

 


Share |