Notícias

Biblioteca CNSD realiza evento em comemoração ao Dia do Saci

Em 31 de outubro, a Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores promoveu um evento em homenagem ao Dia do Saci. A comemoração nacional, instituída pela lei federal n. 2.762/2003, tem como foco fomentar a celebração da cultura nacional e recuperar os mitos relacionados ao folclore brasileiro, como o Saci Pererê, o Curupira, o Caipora, a Iara, o Chupa Cabra, o Negrinho do Pastoreio, o Boi Bumbá e demais figuras.

Para o evento, a Bibliotecária Maria Aparecida Nunes Cury e a Auxiliar de Biblioteca Rosângela Darlen dos Santos Melo prepararam uma série de atividades que envolveu exibição de vídeos e de animações sobre o Saci Pererê, contação de causos, recuperação da história literária do folclore brasileiro, apresentação das leis que definem o Dia do Saci, debate sobre os porquês do Saci Pererê ser uma figura de representatividade nacional e outras ações relacionadas.

A decoração da Biblioteca e do bloco 2 do CNSD ficou um show à parte, apresentando trechos de poemas de Guto Lins, que abordam a cultura nacional e a importância do homenageado para o Brasil.

Além de ser uma figura folclórica, o evento também serviu para lembrar que junto com Emília, Visconde de Sabugosa, Jeca Tatu e demais personagens, Saci Pererê foi um dos responsáveis pela aclamação nacional da literatura de Monteiro Lobato, sobretudo pelo seu trabalho crítico e responsável destinado ao público infantil.

A Biblioteca CNSD permancerá ornamentada à temática do Dia do Saci até o dia 20 de novembro, data em que se comemora a Consciência Negra. Assim, o célebre personagem também será destaque para as reflexões e para as discussões que a data inspira e que estão sendo planejadas pela equipe pedagógica do CNSD.

14/11/2018 [V.H./B.M.A.]


Share |