Notícias

Professor do CNSD apresenta trabalho em evento internacional

Entre os dias 9 e 11/10, o Professor Vitor Hugo Rosa Reis, que trabalha a disciplina Orientação de Estudos com o Ensino Médio, participou do II Congresso Internacional da ALES – Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e Contextos Profissionais.

O evento aconteceu nos campi San Joaquín e Casa de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, do qual participaram pesquisadores dos países: Chile, Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Honduras, Panamá, Costa Rica, Trinidad & Tobago, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, França, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e Reino Unido.

O Professor Vitor apresentou no evento trabalho intitulado Las prácticas de literacidad académica en el proceso de construcción de la escritura en Lengua Portuguesa de refugiados en una universidad brasileña, traduzido como As práticas de letramento acadêmico no processo de construção da escrita em Língua Portuguesa de refugiados em uma universidade brasileira. Nas palavras do Professor: “O trabalho discute como os refugiados que tem chegado ao Brasil e ingressado no ensino superior constroem a escrita no contexto acadêmico, tornando-a uma prática social no meio”.

O trabalho vai ao encontro da temática do evento, “Novas direções na investigação sobre escrita”, oportunidade para debater principalmente os estudos mais contemporâneos desenvolvidos nas universidades da América Latina a respeito da influência da escrita como atividade da educação superior e como atividade profissional.

“O II Congresso Internacional da ALES, associação à qual sou vinculado desde o final do ano passado, foi uma das melhores oportunidades que tivemos para ficar por dentro do que tem sido feito internacionalmente no âmbito da pesquisa sobre a escrita e sobre as práticas linguísticas. Penso que o evento se relaciona intrinsecamente com o meu trabalho no CNSD, porque precisamos entender cada dia mais o processo educacional como um continuum, de forma que nossos alunos deixarão o Ensino Médio e seguirão para a universidade, ambiente em que a escrita é condição básica para permanência, para desenvolvimento e para sucesso”; comentou Vitor Reis.

De volta ao CNSD, o Professor já preparou novidades para as aulas de Orientação de Estudos com base nos trabalhos apresentados no evento: “Inúmeras ideias surgiram e novas metodologias foram sugeridas para estudo. Muitas novidades vem para esse final de ano”.

12/11/18 [P.V.H.]


Share |