Notícias

Ensino Médio realiza estudo interdisciplinar sobre São Domingos

Ao longo dos meses de agosto e setembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores estudaram nas aulas de Ensino Religioso, o Teocentrismo e o Antropocentrismo durante o Renascimento, importante período histórico em que houve mudança na visão de Deus, visão de mundo e visão do homem.

A Professora de Ensino Religioso, Maria Lígia Del Nery, conta que: “No início do ano, os alunos estudaram o Legado Dominicano. Primeiro, sobre a vida de Madre Anastasie e como em época tão remota uma mulher simples no interior da França conseguiu construir uma história tão marcante e importante para nós. Em agosto, falamos sobre São Domingos de Gusmão, pai da Ordem Dominicana, homem que nasceu em uma família de posses, mas que não aceitava ver o mundo do jeito que era. Muito estudioso e profundo conhecedor dos Evangelhos, dedicou sua vida ao estudo, à caridade e ao ensino, iluminando o caminho de todos que o encontravam”.

Assim, com o objetivo de aproximar os alunos da história dominicana e com o objetivo de integrar os estudos das disciplinas de Sociologia, História e Ensino Religioso, foi realizado um trabalho de contextualização do conteúdo trabalhado em sala de aula, apontando dez aspectos principais sobre a vida de São Domingos durante esse período, a partir da utilização do livro Família Dominicana – 800  anos tecendo história.

Essa aula aconteceu na Biblioteca CNSD, espaço destinado ao estudo aplicado, com colaboração e orientação da Bibliotecária Maria Aparecida Cury.

29/10/2018 [V.H./P.M.L.]


Share |