Notícias

Estratégias lúdicas na aprendizagem da Matemática

Durante as aulas de Matemática, os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores construíram sólidos geométricos com jujubas e palitos para análise de características, como: a definição e o número de faces, vértices e arestas, semelhanças com objetos do dia a dia, possibilidade de diferentes tamanhos, comparação das formas das faces e identificação de polígonos que definem as bases.

Em grupos, as crianças pensaram em estratégias para a estruturação dos corpos geométricos, identificando pontos de interseção entre as arestas (palitos), ou seja, encontrando os vértices (jujubas). Foram construídos: cubo, pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e prima de base triangular.

“Os alunos aprenderam, mais uma vez, que a Matemática está presente em tudo e que é uma disciplina desafiadora, mas divertida e prazerosa. Em nosso colégio, a Matemática é explorada em diferentes estratégias contextualizadas. O aluno admira o conteúdo, envolve-se e aprende com facilidade. Em nossa sala, dia de Matemática é dia de alegria!”; comemora a Professora Angélica Carvalho que completa: “Ah... depois comemos muitas jujubas para adoçar ainda mais a nossa tarde!”

18/08/ 2018 [P.A.C.]


Share |