Notícias

História e Cultura das Irmãs Dominicanas são compartilhadas em Semana de Museus

O Museu da Capela Dominicanas de Monteils no Colégio Nossa Senhora das Dores participou da programação da 16ª Semana de Museus do Ibram - Instituto Brasileiro de Museus que aconteceu de 16 a 20 maio.

Este evento foi uma temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (no 18 de maio) e nessa edição, 1.130 museus de todo o país (inclusive o Museu da Capela) ofereceram ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

2018 é o segundo ano que o Museu da Capela fez parte da Semana Nacional, em média 400 crianças participaram das visitas mediadas, entre elas, alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores (Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais) e também do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro.

A programação das atividades no Museu da Capela ocorreu da seguinte forma:
14/05: Visitação dos alunos do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro e dos alunos da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores
15/05: Visitação dos alunos do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro e dos colaboradores - Serviços Gerais do Colégio Nossa Senhora das Dores
16/05: Visitação dos alunos do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro e dos alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais CNSD
17/05: Aberto para visitação da comunidade externa
18/05: Visitação dos alunos do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro e dos alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais CNSD e a entrega oficial do livro "Vida e Obra de Madre Marie-Anastasie: Percursos de Amor e Bondade" pela Diretora Marta Queiroz e pelo Coordenador da Pastoral Escolar CNSD para Irmã Virgínia e Débora Ribeiro.
20/05: Celebração Eucarística ao Centenário de Nascimento de Irmã Loreto Gebrim com a participação do Coro "Vozes Gregorianas"

“Foi uma experiência muito enriquecedora, no sentido de dar visibilidade ao Museu e ao mesmo tempo, trabalhar a educação patrimonial com o público infantil”, comenta a Curadora – Irmã Virgínia Helena, que completa: “Ao final da semana, já fomos procuradas para parcerias em novos projetos. Haverá ainda um momento de avaliação com as escolas participantes”.

As responsáveis pelo Museu da Capela Irmã Virgínia Helena e a Educadora Museal Débora Ribeiro - agradecem o apoio do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores, do Centro de Educação Infantil Marta Carneiro, da Fundação Cultural e do Coral Vozes Gregorianas.

04/06/2018 [/I.V.H. - D.R.]


Share |