Notícias

Empolgante experiência mostra às crianças atividade vulcânica

Os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma aula no Laboratório de Química CNSD com a Educadora Patrícia Zago.

“Essa atividade prática teve como objetivo o reconhecimento pelos alunos de como ocorre uma erupção vulcânica e suas consequências na área onde ela acontece”; explica a Professora de Ciências.

Durante a aula, os alunos compreenderam o motivo pelo qual no Brasil não há casos de atividade vulcânica, mas que podem ocorrer ações que visem ajudar pessoas vitimas de vulcões, assim como, atitudes de solidariedade que devem haver entre as pessoas.

Embora a atividade vulcânica se manifeste com liberação de gases e cinzas antes da maior erupção, muitas vezes não há tempo para evacuar a população humana. Além das mortes imediatas, pode haver destruição de cidades e grande número de casos de queimadas, intoxicações e problemas respiratórios, que deixam a população vulnerável e necessitando de ajuda.

A atividade vulcânica pode representar grandes impactos ambientais e econômicos, além de riscos de morte para as populações humanas. No passado (79 d.C.), a erupção do Vesúvio, vulcão situado no golfo de Nápoles, na Itália, causou a destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano e, ao cobri-las com vários metros de cinza vulcânicas, preservou esqueletos petrificados e artefatos. Mais recentemente, a erupção do Monte Tambora, na Indonésia, matou cerca de 71.000 pessoas em 1815; a do Krakatoa (entre Sumatra e Java) provocou um tsunami que matou 34.000 pessoas em 1883; o Santa Maria, na Guatemala, em 1902, levou à morte 5.000 pessoas; e a do Nevado Del Riuz, na Colômbia, matou 23.000 pessoas na Colômbia em 1985. Em 2010, o vulcão islandês entrou em erupção em março e apresentou atividade até outubro, sendo que foi necessária a paralisação geral do transporte aéreo europeu, devido à liberação de cinzas na atmosfera, em 20 de março, com efeitos em todo o transporte aéreo mundial.

Países como Chile, Indonésia, Estados Unidos, Japão e Rússia lideram a lista de países com mais vulcões ativos na atualidade. A atividade vulcânica registrada mais recentemente foi a do vulcão Mayon, nas Filipinas, que ocorreu em 25/01/2018.

25/04/2018 [P.P.Z.]


Share |