Notícias

Projeto Intercomunitário das Irmãs Dominicanas “Varrendo a Invisibilidade” tem encontro no CNSD

No dia 21 de março, o Colégio Nossa Senhora das Dores recebeu 95 mulheres limpadoras urbanas que participam do Projeto Intercomunitário “Varrendo a Invisibilidade” concebido e desenvolvido pelas Irmãs Dominicanas de Monteils como ação social em trabalhar com um viés particular da sociedade que geralmente passa despercebido por muitas pessoas: os profissionais de limpeza urbana.

Nesta última quarta-feira, foi preparada com muito carinho pela equipe CNSD uma celebração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Encaminhadas para o Centro de Convenções CNSD, as participantes do projeto foram acolhidas pelo Coordenador da Pastoral Escolar – Wanderson Ferreira, logo após, a Diretora Marta Queiroz saudou a todas com alegria.

Em seguida, a Coordenadora do Projeto “Varrendo a Invisibilidade” - Irmã Glycia Barbosa falou da importância da valorização e da integração individual, social e coletiva das trabalhadoras presentes. Ressaltou que os encontros possuem como objetivo trabalhar a autoestima e a identidade delas, além de desenvolver talentos e explicitar a magnitude do trabalho que protagonizam.

A tarde contou com a participação especial dos alunos do 3º ano que lindamente cantaram “Semente do Amanhã” de Gonzaguinha e das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais que emocionaram as convidadas com a música “Maria, Maria” de Milton Nascimento. As apresentações foram sob a regência da Professora de Música Juliana Queiroz. 

Irmã Maria Helena Salazar fez uma reflexão baseando-se em Madre Anastasie, Mulheres e Valores. Continuando a programação, o Gerente Administrativo e Financeiro do CNSD – Milton Silva tocou e cantou “Mulher” de Erasmo Carlos. A Coordenadora Pedagógica Cássia Mara declamou o poema “Mulher”de autoria da também Coordenadora Pedagógica Eliana Prata.

Antes do encerramento, a Encarregada de Recursos Humanos CNSD – Paula Leal teve uma breve fala sobre motivação e autoestima. A Assistente Social Angélica Silva apresentou a ação social Encantos Dominicanos e a responsável pela equipe da Limpebras proferiu algumas palavras de agradecimento às Irmãs Dominicanas e ao Colégio Nossa Senhora das Dores. O Coordenador da Pastoral Wanderson encerrou a celebração com um momento de oração e gratidão.

Ao final, todas as visitantes foram convidadas para um delicioso lanche e instantes de descontração. Presentes no evento, ainda estiveram Irmã Maria Augusta, Irmã Marilda, Irmã Terezinha Prado e Irmã Isolina Alves. Lembrando que a Irmã Virgínia Helena, embora ausente, é da equipe e incentivou muito a realização do evento. As Irmãs Aparecida Ribeiro e Irmã Patrícia também fazem parte do grupo que desenvolve o projeto.

23/03/2018 [/Projeto - C.W.F.]


Share |