Notícias

Atividades no CNSD exaltam manifestação cultural brasileira

A primeira semana de aula no Colégio Nossa Senhora das Dores foi pura animação! A partir do dia 08, os alunos participaram de festividades relacionadas ao Carnaval.

Nas tardes dos dias 08 e 09, as crianças da Educação Infantil foram as protagonistas dos “bailinhos carnavalescos”. Já na sexta-feira (9) pela manhã, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio caíram na folia com o trote criativo do Terceirão. Enquanto à tarde, as crianças dos 4ºs e 5ºs do Ensino Fundamental Anos Iniciais se divertiram com as coreografias articuladas pelas Professoras e Coordenadora e também pela equipe de Esportes CNSD.

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo e chegou ao Brasil por volta do século XVII influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, a festa ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao Carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia. No Brasil, no final do século XIX, apareceram os primeiros blocos e cordões. No século XX se tornou a maior festa popular graças às marchinhas que deixavam o evento mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa Falar”, ela foi criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Anos mais tarde, a “Deixa Falar” transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. [Fonte: Sua Pesquisa]

15/02/2018


Share |