11 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora de Lourdes - Notícias

Notícias

11 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora de Lourdes

2018 é  160º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Lourdes! Em 1858, a Virgem Maria apareceu 18 vezes para Bernadette Soubirous. Desde então, Lourdes continua reunindo pessoas de todos os continentes, com diferentes línguas e culturas, dispostas a compartilhar histórias, encontros e emoções.

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes é comemorado no dia 11 de fevereiro, pois foi nesta mesma data, no ano de 1858, que aconteceu a sua primeira aparição. A camponesa de 14 anos, Bernadett Soubirous foi quem avistou a santa, que continuou aparecendo para ela até os seus 17 anos. A história dela, em 1945, se tornou filme nos EUA, na adaptação "A Canção de Bernadatte", o qual recebeu diversos prêmios, entre eles um Oscar e um Globo de Ouro. Mas, afinal, qual a relação da devoção a Nossa Senhora de Lourdes e o CNSD?   O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes fica localizado na cidade de Lourdes, na França, e serve para a realização de atividades devocionais, alojamento para peregrinos doentes e mais.  As irmãs dominicanas e outros membros da família dominicana, tradicionalmente, realizam peregrinações e missões a gruta de Lourdes há muitos anos.             

As Irmãs Dominicanas da Congregação de N. Sra. do Rosário de Monteils, de origem francesa, por  terem grande apreço pela devoção à Lourdes, há anos, construíram no CNSD uma réplica da Gruta de Lourdes, com imagens tanto da Virgem Maria quanto da Santa Bernadette. Em muitos países, a data 11 de fevereiro é usada para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, e a Igreja Católica costuma realizar uma missa anualmente como forma de homenagear a santa.  A  partir do princípio de “conhecer para respeitar”, vamos conhecer e valorizar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes do CNSD, importante patrimônio histórico e religioso do Colégio e da cidade de Uberaba – MG.

Fonte: Calendário BR / Informações Lourdes

09/02/2018 [P.W.F.]


Share |