Notícias

Leitura estimula criação de projetos no Ensino Fundamental

Durante o ano de 2017, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores envolveram-se no projeto “Anjos do Pedaço” sob a orientação da Professora Maria Lígia Del Nery.

No 1º bimestre, eles leram o livro que tem o mesmo nome do projeto e realizaram em sala, um debate e individualmente um trabalho escrito.

A Educadora conta que no 2º bimestre aconteceu o primeiro desafio:
- Escrever um projeto que poderia ser implantado na escola no 2º semestre. Durante essa etapa, os alunos redigiram o tema, os objetivos, a importância e um passo a passo para a implantação. Em seguida, prepararam uma apresentação de 30 segundos no formato de propaganda para “vender” seu projeto para a turma.

Após as apresentações, cada sala votou no seu tema favorito:
- 4º ano “A” e “C”: Bullying – um projeto em parceria, as duas salas trabalharam juntas.
- 4º “B”: Educação (gentileza, respeito, “palavras mágicas”, “Xô palavrão”)

“A aluna Ana Cecília (4º ano “A”) apresentou como projeto uma gincana, que ela chamou de “Gincana do Bem” para acontecer no “Dia da Família” e fazer assim, o lançamento das atividades dos 4º s anos para o 2º semestre. As turmas adoraram a ideia. No entanto, não conseguimos viabilizar em 2017, quem sabe em 2018?”; conta a Professora Maria Lígia.

Nos 3º e 4º bimestres, as turmas partiram para a ação. Escreveram projetos pedagógicos para ensinar as turmas dos 2ºs anos sobre os temas escolhidos. Foram mais de 17 apresentações que aconteceram na Biblioteca CNSD e por meio de diversas metodologias: vídeos, teatro, teatro de fantoches, aula/palestra.

“Foi emocionante!! Criatividade, inovação, sensibilidade e muita superação!  Quer fazer a diferença no mundo? Seja você a diferença!!!!! Nossos alunos querem um mundo melhor, não aceitam injustiças. Querem ajuda para transformar a realidade atual e construir um futuro melhor.  Faça parte você também! Seja um “Anjo do Pedaço”!”; finaliza Del Nery.

29/12/2017 [P.M.L.]


Share |