Notícias

05 de setembro: Dia da Amazônia

Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade. A Amazônia é conhecida também por Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, pois foi quando D. Pedro I criou a província do Amazonas no ano de 1850.

A data é voltada para incentivar a reflexão sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta, pela sua riqueza de vida animal e vegetal, e por possuir diversos recursos naturais.

Os objetivos da data são: conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente; estimular o debate sobre os problemas atuais da Amazônia; e educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica.

É preciso discutir os impactos provocados por anos de exploração desenfreada dos recursos naturais. Por isso, faz-se necessário cuidar e preservar toda essa riqueza da Floresta Amazônica. Nas últimas décadas, a Amazônia tem sido alvo do desmatamento ilegal. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico.

Além do desmatamento, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.

 

Fonte: Instituto da Amazônia


Share |