Notícias

Diretora Marta realiza formação dominicana com os alunos do CNSD

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores, no 1º semestre de 2017, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Cássia Mara e do Professor Wanderson R. Ferreira, nas aulas de Ensino Religioso, acolheram a Diretora Marta Queiroz para prazerosos e significativos momentos de oração, escuta e  diálogo, nos quais foram expostos reflexões e toda a riqueza do legado dominicano-anastasiano vivenciado com a viagem à França.

Em outubro de 2016, as Diretoras dos Colégios da Província das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, Miriam (Curitiba/PR), Ana Cristina (Araxá/MG), Delma (São Paulo/SP) e Diretora Marta realizaram uma viagem de peregrinação pelos principais lugares da França, onde São Domingos e Madre Anastasie, em épocas distintas, viveram e propagaram, no testemunho de Jesus Cristo, o carisma dominicano-anastasiano.  Foram dez dias de missão, espiritualidade, estudos e partilha de vida.          

A Diretora Marta no CNSD, além de compartilhar as experiências da peregrinação em reuniões e em conversas informais, divulgou aspectos religiosos e educacionais da viajem na agenda anual distribuída aos alunos e em encontros formativos.

Segundo o Professor Wanderson: “A experiência de receber e ouvir o testemunho missionário de D. Marta sobre as raízes da família dominicana foi muito boa, tanto para os alunos quanto para mim e os outros professores que acompanharam a atividade. A importância dos valores da acolhida, da oração, do estudo e da caridade foram muito ressaltados durante o relato. Como D. Marta enfatizou, foi uma vivência que reforçou o senso de pertença à família dominicana e a responsabilidade de, no seguimento de Domingos e Anastasie, continuarmos cultivando uma educação que possa contribuir com a formação de cidadãos mais éticos e comprometidos com a transformação positiva da sociedade”.

Seguem alguns relatos de alunos sobre essa formação:

“Depois de comerem, as diretoras visitaram o túmulo de Madre Anastasie, foram vendo curiosidades sobre ela. Por exemplo, em que casa nasceu, as mobílias da casa, o interior da casa e os instrumentos de trabalho do seu pai; isso tudo eu sei porque Dona Marta fez uma palestra para nós”. Felipe Soares – 6º ano "B" 

“Fazemos parte da história de 800 anos da Ordem Dominicana, 167 de Congregação das Irmãs Dominicanas e 132 de Colégio Nossa Senhora das Dores. (...) Elas visitam cidades, catedrais, capelas, santuários, igrejas, museus, casas dominicanas e o túmulo de Madre Anastasie. Significativa experiência religiosa”. Gabriela Schiavolin Ciociola – 7º ano "B"

“Madre Anastasie foi a fundadora das irmãs dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Nasceu em uma família pobre, mas de fé sólida. Por amor aos estudos, sua fé, tornou-se irmã e fundou uma Congregação com outras irmãs”. Caio Jorge Carvalho Lara – 8º ano "B"

14/07/2017 [P.W.F.]

 


Share |