Notícias

Alunos do Ensino Médio adentram o universo da editoração e produzem uma revista

A Professora Priscila Toneli, em parceria com o Coordenador da área de Linguagens e Códigos, Professor Abimael de Souza, orientou um trabalho na disciplina de Redação que permitiu aos alunos da 1ª série do Ensino Médio de 2015 do Colégio Nossa Senhora das Dores adentrar o universo da editoração de uma revista.

Esse trabalho permitiu aos estudantes um maior contato não só com a disciplina de Redação ao elaborar o editorial da revista como com o meio publicitário e outras áreas ligadas a ele, além de estimular a criatividade dos estudantes e incentivar pesquisas nos assuntos que lhe instigam a leitura.

Uma das tarefas dos alunos era selecionar gêneros textuais, dentre eles notícias, reportagens, artigos científicos, dissertações, artigos de opinião, resenhas, resumos, propagandas, tirinhas, etc, que tratassem da temática escolhida pelo grupo para compor a revista. Os alunos poderiam também produzir outros textos autorais para inserir na revista, inclusive os anúncios publicitários, além dos editoriais que eram o foco do trabalho.

As revistas tratam de assuntos esportivos, científicos, literários, atualidades, assuntos juvenis, fofocas entre outros, e todas elas são voltadas a um público leitor específico. “O mais interessante foi a destreza que tiveram ao construir a interlocução produtor do editorial da revista e público-leitor, além de identificar a função desse gênero textual e adequar tudo isso ao contexto da revista criada”; relatou a Educadora.

Para a elaboração da revista, os alunos aproveitaram o conhecimento adquirido na disciplina de Redação para a produção dos gêneros textuais e na disciplina de Língua Portuguesa para a escrita dos textos. O restante foi feito com muita criatividade e autoria por parte dos alunos e isso os possibilitou desbravar o mundo da editoração jornalística.

É importante destacar que esse aprofundamento em algumas profissões, como a de Editor de revista ou mesmo Jornalista, faz parte de um dos projetos pedagógicos do Ensino Médio CNSD que tem como título De olho no futuro profissional coordenado pela equipe de Professores do Ensino Médio. O principal objetivo desse projeto é estimular os alunos a conhecer as profissões com destaque as tarefas diárias que cada profissional irá desempenhar no seu dia a dia. Desse modo, o Colégio Nossa Senhora das Dores contribuirá com a escolha da profissão de seus alunos.

A Professora Priscila ressaltou que o resultado foi maravilhoso e surpreendente, pois, além do envolvimento e da dedicação dos alunos na criação das revistas, eles demonstraram muita criatividade e qualidade na produção das revistas.

18/02/2016 [P.P.T.]


Share |