Notícias

Alunos do Ensino Médio desenvolvem projetos químicos

O Professor Claudio Galeno elaborou um projeto que permitiu aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores um contato maior com a Química enquanto ciência e suas relações com outras áreas do conhecimento humano, bem como a sua importância como agente transformador do mundo contemporâneo.

A atividade iniciou na primeira semana de aula e foi desenvolvido ao longo de todo o ano letivo finalizado agora em dezembro com a apresentação dos trabalhos. O acompanhamento foi quinzenal através da entrega de atividades previamente agendadas, além de assessorias diárias ou sempre que se fez necessário.

O projeto em questão seguiu os seguintes critérios específicos:

  • Atender às competências e habilidades propostas para a Química pelo Parâmetro Curricular Nacional para o Ensino Médio.
  • Executar de forma contextualizada e interdisciplinar conforme sugere os documentos oficiais (PCN, PCN+, LDB entre outros)
  • Estudar as funções inorgânicas ácidos, bases, sais e óxidos e as identificar através de suas fórmulas químicas.
  • Realizar cálculos estequiométricos aplicando-os na produção industrial.
  • Familiarizar com a linguagem química e com a pesquisa acadêmica e suas normas.
  • Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa acadêmica através de sites técnicos e científicos.
  • Estimular a leitura de jornais, revistas e livros.
  • Desenvolver a sinergia necessária para o trabalho em equipe.
  • Inserir os estudantes na discussão da realidade local sobre possíveis investimentos a serem realizados na cidade (ex. planta de amônia) e suas consequências.
  • Elaborar um projeto para a implantação de uma fábrica visando a produção industrial de uma ou mais substâncias de uma das funções acima.
  • Estimar os benefícios sociais e econômicos que tal investimento traria à comunidade na qual estivesse inserida.
  • Construir planilhas de custo de produção e estimativa de preço final do produto para o consumidor.
  • Avaliar o impacto ambiental causado pela instalação da indústria bem como os meios de amenizar este impacto.
  • Elaborar uma campanha publicitária para o lançamento do produto a ser comercializado.
  • Confeccionar uma maquete da embalagem do produto comercial.
  • Promover a organização, cooperação, compromisso e responsabilidade.
  • Estimular a criatividade.

O Professor relatou que o resultado foi surpreendente, os alunos se envolveram e se dedicaram bastante à atividade, desenvolvendo trabalhos com grande qualidade. Entre os produtos, os estudantes desenvolveram bebidas, creme dental, água oxigenada, picolé, sabão, shampoo, desodorante, entre outros.

Clique aqui e assista o vídeo "Limon 2" produzido pelos alunos.

21/12/2015 [Projeto]
 


Share |