Notícias

"Impressionismo" invade o Ensino Médio

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores coordenados pela Professora de Literatura Débora Lima participaram de atividades relacionadas ao tema "Impressionismo".

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome veio da obra Impressão, nascer do sol (1872) de Claude Monet que renovou a visão vigente. Assim, os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar e retratrar o quadro como obra em si mesma. Fazendo com que as telas fossem pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos semelhantes em outros meios, como a música impressionista e a literatura impressionista. A gênese do Impressionismo, "como fenômeno literário, dá-se no seio do Realismo-Naturalismo, de que ele é um produto. Em verdade, o Impressionismo é uma forma do Realismo, resultante de sua transformação por efeito das variações estéticas e culturais do fim do século e da reação idealista. É o produto da fusão de elementos simbolistas e realístico-naturalistas.

23/10/15 [/P.D.L.]


Share |