Esporte > Notícias

A prática Esportiva Escolar

O esporte educacional proporciona uma vida saudável e desenvolve habilidades socioemocionais, como melhora da autoestima, disciplina, responsabilidade, confiança e habilidades para trabalhar em equipe - importantes para o sucesso escolar e para a vida.

A vivência esportiva caracteriza um poderoso recurso para a Educação. Habilidades necessárias aos esportistas, como raciocinar, exercitar a memória e compreender situações, linguagens e estratégias auxiliam nas áreas socioemocionais, na aprendizagem em sala de aula. O esporte bem conduzido pode ser um instrumento de formação da personalidade e do caráter das crianças e adolescentes. E o melhor: de maneira prazerosa! Aprende-se a importância do trabalho em equipe, do controle emocional, da disciplina, da perseverança - habilidades importantes não só para o sucesso escolar, mas para a vida, e cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Dentro desse conceito, a Olimpíada Dominicana e os demais campeonatos que os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores participam têm como propósito fortalecer tais vivências, proporcionando às crianças e jovens a oportunidade de demonstrar entre si a cooperação, onde todos se ajudam não pelo simples propósito de ganhar, mas de ser solidário com o próximo, fortalecendo vínculos de amizade, companheirismo, força, união, humildade, fraternidade, amor ao próximo e paz.

A prática dos jogos é imprescindível para adquirir o controle emocional, diante da alternância de sentimentos que os mesmos causam, proporcionando assim a capacidade de reconhecer a importância do saber ganhar e perder e possibilita o desenvolvimento de competências para a vida em sociedade.

Outro quesito que é desenvolvido através dos jogos é relacionado ao planejamento e a estrutura que os jogos e brincadeiras competitivas proporcionam para o aperfeiçoamento humano: postura, limites, ética, princípios de hierarquia, honestidade, humildade e a capacidade para lidar com vitórias e frustrações.

“Poderíamos mencionar diversos outros quesitos e capacidades desenvolvidas através do esporte e da Olimpíada, pois acreditamos que através dessas atividades e um bom direcionamento da Educação Física Escolar, é que conseguiremos formar jovens com hábitos e práticas saudáveis, além da aquisição de valores que os tornam pessoas respeitadas, com princípios do bem, unidos e honestos e que garantirão uma sociedade e um mundo mais justo e melhor. Agradecemos a todos os alunos, alunas, professores, colaboradores, Direção e familiares que compreendem a importância da prática do esporte educacional como fator primordial para a formação humana e vestem a camisa para que ele continue sendo reconhecido com a justificada importância que lhe cabe”; comentam a Coordenadora de Esportes Sheila Lacerda e equipe de Esportes CNSD.

07/08/15 [C.S.L.]


Share |