Atividades > Pastoral

O Colégio Nossa Senhora das Dores é uma Escola Religiosa (confessional), Católica e dentre as ações previstas do Plano Político Pedagógico, insere-se as ações de pastoral.

A Pastoral Escolar é a ação eclesial organizada por uma equipe própria na escola, representando por sua vez, os anseios da comunidade escolar como um todo. Tem como eixo a  "Aliança".  A Aliança não é apenas um fim, ela permeia todo o processo da Pastoral, uma vez que ele se dá com a construção e reconstrução de pequenos pactos. Temos também a preocupação com a Evangelização. Na realidade social: política/eclesial/escolar existem bons e maus pastores. O cuidado com o ser humano é o termômetro para indicar se somos bons ou maus pastores.

A Pastoral Escolar tem como desafio criar condições e estratégias para contagiar cada membro da comunidade escolar, cada setor da escola para que os princípios cristãos sejam assumidos e testemunhados na prática cotidiana. Desde a cordialidade e o clima de respeito às diferenças até a organização de um evento beneficente, tudo deve estar permeado pelo espírito que a Pastoral delineou no seu projeto.

A Pastoral Escolar pretende ser uma força positiva e propositiva que pelo diálogo e num espírito do serviço contribui para que a escola seja um lugar e um momento de reflexão e ação em vista da construção de um mundo mais justo e mais humano.

A Pastoral do CNSD  promove atividades fundamentadas a partir das dimensões de cada área, sendo elas: Espiritualidade, Direitos Humanos, Justiça, Paz, Ecológica e Social, baseadas no Plano de Pastoral Escolar da Província de Nossa Senhora do Rosário e conforme o cronograma programado com o firme propósito de engajar, cada vez mais, todos os membros da Comunidade Educativa em suas ações voltadas ao desenvolvimento espiritual. As dinamizações Pastorais pretendem ser o espaço em que o Cristo acolhedor une todos na manifestação concreta do ideário Evangelizador.

As Celebrações contam cada vez mais com a participação dos alunos e das famílias. As comemorações planejadas para esses momentos agregam maior valor à grandeza do dom Eucarístico. A espontaneidade das crianças e o envolvimento dos adolescentes e colaboradores contribuem para que os momentos celebrativos sejam, além de tudo, espaços festivos. No entanto, sempre lembrando a  necessidade de manter reverência nos espaços Sagrados. Em todas as vivências se pode constatar que os valores humanos e o Carisma Dominicano permeiam o cerne de todos os que colaboram neste colégio, onde o saber vai além da grade curricular.

As ações catequéticas ocorrem com turmas do Ensino Fundamental 1 com a preparação para a Primeira Eucaristia, sob a orientação de Irmã Tânia Goreti dos Santos.

A ação da Pastoral fortalece o objetivo do Ensino Religioso e o objetivo do Colégio Nossa Senhora das Dores em ser plural sem perder sua identidade Católica e acima de tudo Dominicana.  Após estabelecer bases sólidas, com a contribuição de todos os membros da comunidade, certamente avançaremos mais em nossa vivência e nosso modelo de Pastoral viva e atuante em todos os segmentos.
 


Coordenação da Pastoral:
Euripa Aparecida R. de Alcântara