Atividades > Extraclasse > Produção de Textos (Redação)

“Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer
.”

Graciliano Ramos

Ao dizer que se devia escrever como as lavadeiras de Alagoas, Graciliano Ramos mostrou que usar palavras para dizer o que se pensa, o que se sente não era algo tão simples. Mas, tal tarefa difícil e complicada pode ser facilitada por meio de atividades prazerosas e também de empenho por parte do aluno.

A prática de ensino de língua materna objetiva conduzir o estudante à interpretação e produção de textos coerentes e com opiniões bem fundamentadas. Nas atividades extracurriculares de Redação, os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos são motivados a considerarem a escrita como uma das formas de interação social e levar em conta as práticas de linguagem vivenciadas em nossa língua materna ao escreverem seus textos.
 

Horários

Segunda-feira

Das 14h às 14h50 8ºs e 9ºs anos

 

Quarta-feira

Das 14h às 14h50 6ºs e 7ºs anos